Secções
Entrar

Princípe saudita Faisal bin Abdalá foi detido e está incontactável desde 27 de março

09 de maio de 2020 às 18:43

Filho do falecido rei Abdalá e sobrinho do rei Salman foi detido por autoridades sauditas na sua casa, num caso de "desaparecimento forçado".

O princípe saudita Faisal bin Abdalá, filho do falecido rei Abdalá e sobrinho do rei Salman, foi detido e está incontactável desde 27 de março, denunciou a organização Human Rights Watch (HRW).

Num comunicado, a HRW disse que as autoridades da Arábia Saudita detiveram o príncipe na sua casa, num caso de "desaparecimento forçado", e levaram-no sem fornecer informações sobre o seu paradeiro.

Faisal bin Abdalá ocupou o cargo de presidente do Crescente Vermelho Saudita, o departamento da Arábia Saudita do movimento internacional da Cruz Vermelha.

A HRW lembra que um "desaparecimento forçado" é aquele em que o Estado ou os seus agentes se recusam a fornecer informações sobre o paradeiro e a situação do detido.

"Apesar da onda de críticas, o comportamento ilegal das autoridades sauditas durante o mandato de Mohamed bin Salman não diminui", disse o vice-diretor da HRW para o Oriente Médio, Michael Page.

A detenção do sobrinho do rei Salman é a mais recente de uma longa série de detenções de membros da família real saudita, pela qual o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman é responsável e que começou com uma operação em que 300 pessoas foram detidas, em novembro 2017.

Nessa altura, o príncipe Faisal bin Abdullah também foi detido, sendo libertado um mês depois, apesar de ter sido proibido de deixar o país.

Em março passado, dois membros importantes da família real saudita, o príncipe Ahmed bin Abdulaziz, irmão mais novo do rei Salman, e Mohammed bin Nayef, sobrinho do rei e ex-príncipe herdeiro, foram detidos de acordo, com os ‘media’ norte-americanos.

As detenções precipitaram rumores de um suposto agravamento da saúde do rei Salman, mas o Governo saudita não comentou o assunto.

Há três semanas, em mensagens na rede social Twitter, que mais tarde foram excluídas, a princesa Basma bin Saud, sobrinha do rei Salman, pediu a sua libertação, alegando a sua inocência e a deterioração da sua saúde.

A figura de Mohamed bin Salman, inicialmente associada a um processo de reforma para modernizar o ultraconservador reino saudita, foi marcada pela morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul, em 2 de outubro de 2018, um evento que gerou ampla condenação internacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela