Secções
Entrar

Primeiro-ministro de Israel já teve alta hospitalar após desitratação

Lusa 16 de julho de 2023 às 13:07

Netanyahu estava de férias com a sua família no Lago Kineret, no norte de Israel, quando uma onda de calor atingiu todo o país.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recebeu este domingo alta do hospitalar, após ser internado no sábado com desidratação, informou o seu gabinete.

REUTERS

O primeiro-ministro, de 73 anos, foi transportado de urgência, no sábado, para o hospital Sheba, o maior hospital de Israel, situado perto de Telavive.

"O nosso diagnóstico, após a realização de uma série de exames, incluindo exames laboratoriais, é que o motivo do internamento foi a desidratação", afirmou Amit Segev, chefe do departamento de cardiologia do hospital, num vídeo transmitido pelo seu serviço, citado pela agência France-Presse (AFP).

"O seu coração está completamente normal (…), não se descobriu nenhuma arritmia (…), decidimos colocar-lhe um Holter subcutâneo para continuar a monitorização", acrescentou o médico.

Netanyahu estava de férias com a sua família no Lago Kineret, no norte de Israel, quando uma onda de calor atingiu todo o país.

Numa gravação de vídeo publicada depois da sua hospitalização, Netanyahu afirmou que passou um tempo no lago com a sua mulher, "ao sol, sem chapéu e sem água".

"Não foi uma boa ideia", acrescentou o primeiro-ministro, salientando que se sentia "muito bem".

Netanyahu recomendou aos israelitas que "passem menos tempo ao sol" e "bebam mais água" devido ao forte calor que se faz sentir no país.

Em outubro, foi hospitalizado durante a noite, depois de se sentir mal durante o jejum de Yom Kippur, o feriado mais sagrado do calendário religioso.

Benjamin Netanyahu, que venceu as eleições de novembro de 2022, com os seus aliados dos partidos ultraortodoxos e de extrema-direita, está a lutar internamente contra uma oposição implacável ao projeto de reforma judicial defendido pelo seu governo.

Entre outras, o primeiro-ministro é acusado de corrupção numa série de casos.

Netanyahu refuta as acusações feitas contra ele e considera-se vítima de uma caça às bruxas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela