Secções
Entrar

Presidente chinês ordena às forças armadas que estejam prontas para a guerra

05 de janeiro de 2019 às 09:35

Xi Jinping exortou todas as unidades do Exército Popular de Libertação a "reforçar os seus sentidos para adversidades, crises e batalhas inesperadas".

O presidente da China ordenou às forças armadas que se preparem para o combate e a guerra, por considerar que o país enfrenta riscos e desafios sem precedentes, noticiou este sábado o jornal South China Morning Post (SCMP).

De acordo com o diário de Hong Kong, o discurso de Xi Jinping foi proferido na sexta-feira, numa reunião de altos funcionários da Comissão Militar Central (CMC), também sob comando do líder chinês, e transmitido mais tarde na televisão nacional.

Xi Jinping exortou todas as unidades do Exército Popular de Libertação a "compreender corretamente as principais tendências da segurança nacional e do desenvolvimento" e a "reforçar os seus sentidos para adversidades, crises e batalhas inesperadas".

O líder chinês ressaltou ainda que esta é uma era de "mudanças drásticas", na qual crescem "riscos e desafios imprevisíveis".

"A preparação para a guerra e o combate devem ser aprofundados para garantir uma resposta eficiente em tempos de emergência", sublinhou.

Na mesma reunião, o presidente chinês assinou o primeiro comando militar de 2019, que dará início a um ano de treino e exercícios militares reforçados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela