Secções
Entrar

Portuguesa morre no hospital após ser agredida em assalto na África do Sul

22 de setembro de 2020 às 07:32

"Vários indivíduos assaltaram a casa" da mulher, que foi violada, tendo sido transportada ainda com vida para o hospital, relatou cônsul honorário de Durban.

Uma portuguesa de 63 anos foi violentamente agredida num assalto à mão armada à sua residência no norte do KwaZulu-Natal, África do Sul, acabando por morrer no hospital, disse na segunda-feira o cônsul honorário de Portugal em Durban.

Segundo Elias de Sousa, "vários indivíduos assaltaram a casa" da mulher, que foi violada, tendo sido transportada ainda com vida para o hospital, onde acabou por morrer.

O cônsul honorário adiantou à agência Lusa que o crime ocorreu na semana passada, tendo a cidadã portuguesa morrido no sábado.

O cônsul honorário de Portugal em Durban explicou que a vítima, Filomena Santos, residia em Vryheid, uma pequena cidade mineira a cerca de 350 quilómetros a norte de Durban, capital da província litoral do KwaZulu-Natal.

"No passado havia lá alguns portugueses, recentemente há muito poucos e daí a dificuldade em recebermos notícias atuais", salientou.

De acordo com Elias de Sousa, a família da vítima era natural de Leiria, na região Centro de Portugal, como também revelou o Jornal da Madeira, que avançou com a notícia

"Os pais eram de Leiria e é muito natural que [Filomena Santos] tivesse nascido cá [na África do Sul]", referiu, acrescentando que Filomena Santos e a mãe "estão registadas aqui no consulado em Durban".

O cônsul honorário reconheceu que a "maior preocupação neste momento é o funeral" da mulher, que "vivia sozinha" e com "muitas dificuldades".

"Duas senhoras que vieram cá ao consulado lamentaram o facto de saberem que a senhora precisava de ser ajudada, mas que ela não queria receber nada da comunidade portuguesa", referiu Elias de Sousa.

Contactado pela Lusa, o comandante da esquadra da Polícia de Vryheid, B.B. Ndlovu, disse hoje não ter registo do crime.

"Desconheço a ocorrência não foi reportado à nossa esquadra", salientou à Lusa o agente policial sul-africano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela