Secções
Entrar

Portugal doa 130 conjuntos de farda, capacete e colete antibala à RCA

28 de julho de 2020 às 12:04

Apesar do acordo de paz assinado em fevereiro de 2019, a RCA continua confrontada com a atuação das milícias e o Governo controla apenas uma pequena parte do país.

O Estado português doou segunda-feira 130 conjuntos de farda, capacete, colete à prova e bala e outro material individual às Forças Armadas (FA) da República Centro-Africana (RCA), anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).

A cedência de Portugal às FA da RCA visa dotá-las de "equipamentos e materiais que assegurem a sua operacionalidade, permitindo, desse modo, o desenvolvimento de ações de promoção da soberania do estado em todo o seu território, com especial expressão na proteção dos seus cidadãos", lê-se em comunicado do MDN.

Ainda segundo o texto, a ação foi "previamente autorizada pelo Comité de Sanções das Nações Unidas e respeita as normas internacionais e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, atualmente em vigor".

A cerimónia virtual decorreu por videoconferência, com o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Nunes da Fonseca, em Lisboa, enquanto em Bangui estiveram a Ministra da Defesa da RCA, Marie-Noëlle Koyara, e o Adjunto do Chefe do Estado-Maior das FA da RCA, General Victor Yacoub.

A alguns meses de uma eleição presidencial de alto risco, prevista para dezembro, e apesar do acordo de paz assinado em fevereiro de 2019, a RCA continua confrontada com a atuação das milícias e o Governo controla apenas uma pequena parte do país.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

Um acordo de paz foi assinado em Cartum, capital do Sudão, em fevereiro de 2019 por Governo e por 14 grupos armados, e um mês mais tarde as partes entenderam-se sobre um governo inclusivo, no âmbito do processo de paz.

Portugal está presente na RCA desde o início de 2017. Neste momento, está naquele país a 7.ª Força Nacional Destacada, constituída por 180 militares, integrada na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela