Secções
Entrar

Polícias condenados por queimarem vivos adolescentes em cela

13 de janeiro de 2016 às 08:01

Cindo detidos entre os 15 e os 17 anos morreram quando os agentes dispararam granadas de gás lacrimogéneo para a cela fechada onde se encontravam

Sete polícias que assistiram à morte de cinco adolescentes num centro de detenção juvenil durante um incêndio, e após terem disparado gás lacrimogéneo para as suas celas, foram esta terça-feira condenados a penas de prisão.

A directora do centro e um segurança civil também foram sentenciados com penas de prisão devido a estas mortes, que ocorreram em 9 de Janeiro de 2011.

"Foi um caso terrível, porque os que deviam guardar e proteger os direitos dos detidos gritaram para os menores 'Morram!', quando estes estavam a ser consumidos pelas chamas e a pedir socorro", disse em declarações à televisão panamiana o ministro do governo, Milton Henriquez.

Cindo detidos entre os 15 e os 17 anos morreram quando os agentes foram convocados para terminar com um protesto no centro juvenil e dispararam granadas de gás lacrimogéneo para a cela onde se encontravam, que estava fechada, provocando um incêndio e impedindo os bombeiros de extinguir as chamas.

Outros dois adolescentes presentes na cela sobreviveram, mas com queimaduras em 90% do corpo.

Nos veredictos anunciados na segunda-feira, três dos polícias, incluindo um comissário local, e a directora do centro, foram condenados individualmente a 46 anos de prisão. Os dois agentes que dispararam as granadas de gás tiveram uma sentença, cada um, de 40 anos. Outros dois agentes e o segurança vão cumprir seis anos.

"Estas condenações não vão trazer o meu filho de volta. Mas o abuso foi reconhecido e será um exemplo para que exista a certeza de que nunca mais acontecerá", disse hoje em declarações à agência noticiosa AFP Julia Mosquera, a mãe de uma das vítimas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela