Secções
Entrar

Poeiras do Saara vão atingir Península Ibérica sem passar por Portugal

26 de junho de 2020 às 19:07

O IPMA recorda que estas partículas poderão ter efeitos nocivos na saúde humana, nomeadamente ao nível "do foro respiratório".

A nuvem de poeiras proveniente do deserto do Saara que deverá atingir a Península Ibérica na terça-feira não irá afetar Portugal, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação divulgada pelo IPMA, é previsível que "estas poeiras atinjam o sueste da Península Ibérica" a partir de terça-feira, 30 de junho, "com valores PM10 [partículas com diâmetro inferior a 10 µm - diz respeito a micrómetros] cerca de 200 µg/m3 à superfície, não se prevendo neste momento um aumento assim dos níveis normais" para Portugal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera recorda que estas partículas poderão ter efeitos nocivos na saúde humana, nomeadamente ao nível "do foro respiratório, e ainda outros de natureza económica como a fluidez do tráfego aéreo".

Contudo, "não se prevê que esta situação afete Portugal", mas sim o sudeste de Espanha, "com incidência nas comunidades espanholas de Alicante e Valência, encontrando-se o IPMA a acompanhar a situação".

Esta nuvem de poeiras provenientes do Saara atravessou o oceano Atlântico e chegou às Caraíbas, onde foi registada "uma concentração máxima diária de partículas em suspensão (PM10)", em 23 de junho, de 532 µg/m3, no município de Cataño, em Porto Rico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela