Pilotos morrem em queda de avião de combate a incêndios na Grécia
Acidente aconteceu na Ilha de Evia.
Morreram os dois pilotos de um avião que caiu quando combatia um incêndio florestal na Ilha de Evia, na Grécia, esta terça-feira, informa a Reuters.
O acidente ocorreu na cidade de Karystos, a leste de Atenas.
O primeiro-Ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, alertava para os dias difíceis que se avizinham, com os incêndios a destruírem casas e a obrigarem à evacuação da ilha de Rodes ocupada por milhares de turistas.
"Perante o que todo o planeta está a enfrentar, especialmente o Mediterrâneo, que é um ponto quente das alterações climáticas, não há nenhum mecanismo de defesa mágico, se houvesse já o teríamos implementado", afirmou Kyriakos.
Uma avaliação efetuada por cientistas divulgada, esta terça-feira, revela que as alterações climáticas induzidas pelo homem desempenharam um papel "absolutamente preponderante" nas ondas de calor extremas que varreram a América do Norte, o sul da Europa e a China este mês.
Na Grécia, um procurador da ilha de Rodes deu início a uma investigação sobre as causas dos incêndios e a preparação e reação das autoridades, informou a ERT. Segundo a estação, cerca de 10% da superfície da ilha ardeu.
Edições do Dia
Boas leituras!