Secções
Entrar

Pelo menos um morto e 100 feridos nos protestos no Peru contra o Governo

Lusa 16 de outubro de 2025 às 08:15

De acordo com as autoridades peruanas, mais de uma centena de pessoas ficaram feridas, entre as quais, 78 polícias e 24 manifestantes, em vários pontos do país.

Pelo menos uma pessoa morreu e mais de 100 ficaram feridas durante confrontos ocorridos nas manifestações de quarta-feira organizadas por jovens em várias cidades do Peru.
Protestos no Peru fazem um morto e vários feridos EPA/JOHN REYES MEJIA
Segundo a agência espanhola EFE, a vítima não resistiu a um ferimento provocado pelo disparo de uma arma de fogo, durante a manifestação de decorria em Lima. De acordo com as autoridades peruanas, mais de uma centena de pessoas ficaram feridas, entre as quais, 78 polícias e 24 manifestantes, em vários pontos do país. Pelo menos 10 pessoas foram detidas. Na quarta-feira, milhares de pessoas, sobretudo jovens, em várias cidades do Peru, manifestaram-se contra o governo e o Parlamente num protesto contra a corrupção e o aumento da insegurança e do crime organizado. Os manifestantes contestaram também a tomada de posse do presidente do Parlamento, José Jerí, ao cargo de chefe de Estado interino, após a destituição da Presidente Dina Boluarte ocorrida na semana passada. O novo ministro do Interior (correspondente à Administração Interna), Vicente Tiburcio, lamentou a morte do manifestante e indicou que ordenou uma investigação, acrescentando que a força policial destacada para o protesto não se encontrava na zona de Lima onde o jovem morreu. "Algumas pessoas disfarçaram-se com capacetes e cobriram-se, carregando mochilas e objetos contundentes", acrescentou o ministro. Tiburcio é membro do governo de transição nomeado na quarta-feira pelo Presidente interino. A constituição do Executivo inclui figuras consideradas controversas aumentando o descontentamento público. De acordo com os manifestantes, o Governo interino é a continuação do Executivo da ex-Presidente Dina Boluarte.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela