Secções
Entrar

Pelo menos três mortos e 174 feridos devido a tornado em Havana

28 de janeiro de 2019 às 11:28

O furacão, que deixou grande parte da capital cubana sem eletricidade, provocou a "queda de árvores, postes elétricos e destruiu portas e janelas, telhados de casas e foram registados alguns deslizamentos de terra".

Pelo menos três pessoas morreram e 174 ficaram feridas na sequência da passagem de um tornado hoje de manhã pelo bairro de Ragla, em Havana, adiantou esta segunda-feira o Presidente de Cuba, Miguel Diaz Canel.

"Nós estamos a percorrer os locais afetados pelo fenómeno atmosférico de grande intensidade. Os danos são severos e até ao momento temos a lamentar a perda de três vidas humanas e 174 feridos", escreveu o líder cubano na rede social Twitter.

O furacão, que deixou grande parte da capital cubana sem eletricidade, provocou a "queda de árvores, postes elétricos e destruiu portas e janelas, telhados de casas e foram registados alguns deslizamentos de terra", de acordo com a comunicação social local.

O fenómeno atmosférico ocorreu durante fortes tempestades que afetaram no domingo as províncias de Pinar del Rio, Havana e Mayabeque, com ventos de 100 quilómetros por hora, chuva forte e granizo.

"A força dos ventos do tornado pode ser comparada à de um furacão de categoria 4 ou 5, embora o seu impacto seja mais concentrado", segundo a página no Facebook Cubadebate (página de jornalistas cubanos e outras nacionalidades).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela