Secções
Entrar

Parlamento Europeu levanta imunidade a Puigdemont

SÁBADO 09 de março de 2021 às 08:39

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsatí viram a sua imunidade levantada. Devem recorrer para o Tribunal de Justiça Europeu. Se perderem, os tribunais belgas e ingleses reavaliam os processos de extradição.

A decisão já era esperada: o Parlamento Europeu levantou a imunidade ao ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont. A votação secreta foi feita na segunda-feira e os resultados revelados esta terça-feira de manhã.

Puigdemont EPA/OLIVIER HOSLET

Com 400 votos a favor, 248 contra e 45 abstenções, os deputados europeus permitem assim que se possa reativar o processo de extradição. Também perderam a imunidade os ex-conselheiros Antoni Comín e Clara Ponsatí. Desde 2017 que a justiça espanhola tenta extraditar os três eurodeputados.

Agora são os tribunais belgas - para Puigdemont e Comín - e os ingleses - para Ponsatí - que devem tomar as rédeas do processo, segundo os media espanhóis. Os processos estavam suspensos desde janeiro de 2020 quando os três tomaram posse como eurodeputados e ficaram um ano à espera de que fosse levantada a sua imunidade. É esperado que recorram para o Tribunal de Justiça Europeu.

Os três independentistas enfrentam a justiça espanhola por terem convocado o referendo da independência da Catalunha, que Madrid considera ilegal. Depois do referendo, o governo de Puigdemont decretou a independência da região. O Supremo espanhol acusa os três de um crime de sedição e ainda, Puigdemont e Comín, de um crime de peculato.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela