Parlamento escocês suspende votação sobre referendo de independência
Ken MacIntosh cancelou a sessão sobre o futuro da Escócia, quando o Reino Unido se prepara para abandonar a União Europeia, até data ainda por definir
O parlamento autónomo da Escócia suspendeu o debate sobre a realização de um novo referendo de independência do Reino Unido, após um ataque ocorrido em Westminster que a polícia classificou como ataque terrorista.
Ao fim de uma hora de debate, o presidente da câmara de Holyrood (Edimburgo), Ken MacIntosh, cancelou a sessão sobre o futuro da Escócia, quando o Reino Unido se prepara para abandonar a União Europeia, até data ainda por definir.
Um porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres informou que o incidente fez "vários feridos, incluindo polícias", mas não adiantou números nem especificou a gravidade dos ferimentos. A Sky News fala em dois mortos.
'London incident affecting this debate': Scottish parliament debate on #indyred2 suspended. https://t.co/cph7eYKPT7 pic.twitter.com/TRoPWGV1K3
— RT UK (@RTUKnews) 22 de março de 2017
Em declarações à imprensa junto ao local dos incidentes, o comandante B.J. Harrington disse que a Unidade Contra Terrorismo está a investigar o caso e adiantou que as autoridades reforçaram a presença na cidade. O oficial da polícia apelou a quem tiver informações, fotografias ou vídeos que possam ajudar nas investigações a entregá-los às autoridades.
O atacante, que conduzia um Hyundai i40 cinzento, terá abalroado os peões que circulavam no passeio e colidido com um gradeamento junto ao Parlamento, entrando depois a correr pelos portões e atacado um polícia com uma faca. O suspeito foi depois alvejado pela polícia.
Num comunicado publicado na sua página electrónica, a Polícia Metropolitana diz que o incidente continua e apela à população para que se mantenha longe da zona.
Edições do Dia
Boas leituras!