Papa Leão XIV afirma que não está interessado em debater com Trump, mas continuará a pregar a paz
O líder máximo da Igreja Católica tem feito apelos à paz e ao diálogo, numa dessas declarações classificou a ameaça de Trump de aniquilar a civilização iraniana como “verdadeiramente inaceitável”.
O Papa Leão XIV disse no sábado que não tem interesse em debater com o presidente dos Estados Unidos sobre a guerra no Irão, mas que continuará a pregar a mensagem do Evangelho sobre a paz.
O Santo Pontífice falou aos jornalistas a bordo do avião papal durante a sua viagem entre os Camarões e Angola, para mais uma paragem na sua viagem de onze dias por África, e abordou as várias críticas que Donald Trump tem feiro às suas mensagens para a paz.
Leão esclareceu que as suas palavras não são dirigidas a Trump, mas refletem uma mensagem mais ampla do Evangelho sobre a paz. “Houve uma certa narrativa que não foi precisa em todos os seus aspetos, mas devido à situação política criada quando, no primeiro dia de viagem, o presidente dos Estados Unidos fez alguns comentários sobre mim. Grande parte do que foi escrito desde então consiste em comentários sobre comentários, tentando interpretar o que já foi dito”, referiu.
Além disso, o Papa esclareceu que os comentários feitos no início da semana, em Bamenda, em que criticou os “tiranos” que estavam a devastar a Terra com guerras e exploração estavam escritos há duas semanas, muitos antes das críticas do líder norte-americano terem começado. Bamenda é o epicentro de um conflito separatista que assola os camarões há quase uma década. “No entanto parece que estava a tentar debater novamente com o presidente, o que não me interessa nada”, garantiu.
O líder máximo da Igreja Católica tem feito apelos constantes à paz e ao diálogo enquanto denuncia o uso da religião como justificativa para a guerra. Numa dessas declarações classificou a ameaça de Trump de aniquilar a civilização iraniana como “verdadeiramente inaceitável”.
“Venho a África principalmente como pastor, como chefe da Igreja Católica, para estar com, celebrar com, encorajar e acompanhar todos os católicos da África”, referiu ainda.
O Vaticano enfatizou que quando o Papa fala sobre a paz faz referência a todas as guerras que assolam o planeta, não apenas o conflito no Irão.
Leão XIV chegou no final da tarde de sábado a Angola, onde se vai encontrar com o presidente João Lourenço e fará o seu primeiro discurso perante as autoridades governamentais.