Secções
Entrar

Orçamento de Capacetes Azuis cortado em 528 milhões de euros

28 de junho de 2017 às 19:19

O orçamento passa assim a ser de 7,3 mil milhões. A proposta deverá ser votada na Assembleia Geral da ONU esta sexta-feira

Os estados membros da ONU concordaram hoje baixar o orçamento das suas forças de manutenção de paz, conhecidas como Capacetes Azuis, em 600 milhões de dólares (528 milhões de euros), uma redução de 7,2%.

1 de 8
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O acordo, que reduz o orçamento anual de 7,87 mil milhões de dólares para 7,3 mil milhões, foi anunciado hoje e deverá ser votado na Assembleia Geral da ONU na sexta-feira.

As missões mais afectadas com este corte serão as do Sudão do Sul e da República Democrática do Congo, que com um orçamento de mil milhões cada uma são as mais dispendiosas.

O acordo é anunciado depois de semanas de intensas negociações e no seguimento da proposta de orçamento da Casa Branca, que inclui um corte de 37% na contribuição para as operações de manutenção de paz da ONU.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, está entre terça e quinta-feira, em Washington, a reunir-se com representantes americanos da Câmara dos Representantes e do Senado, os órgãos que elaboram o orçamento do Estado dos EUA, para contrariar estes cortes.

Segundo o porta-voz do secretário-geral, Sthephane Dujarric, o "secretário-geral discutiu os seus esforços para a reforma da ONU, a sua agenda de prevenção, a importância do envolvimento positivo dos EUA na ONU, e agradeceu os membros pela generosidade e apoio oferecido pelos Estados Unidos."

Também esta semana, a embaixadora dos EUA junto das Nações Unidas, Nikki Haley, participa nas suas primeiras audições públicas no Congresso desde que foi confirmada.

Na audição de terça-feira, confrontada com os comentários de senadores republicanos e democratas que criticaram os cortes propostos na contribuição dos EUA para a ONU, Haley defendeu a organização mas disse que a sua gestão podia melhorar.

"Tenho visto valor na ONU, e ao mesmo tempo [vi que] a ONU tem algumas gorduras nas margens", disse a diplomata.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela