Secções
Entrar

ONU: Violação de direitos humanos na Bielorrússia "continua a piorar"

04 de dezembro de 2020 às 11:30

A Bielorrússia tem sido palco de grandes manifestações todas as semanas desde a reeleição - considerada fraudulenta – do Presidente, Alexander Lukashenko, em agosto.

A situação dos direitos humanos na Bielorrússia "continua a piorar" desde setembro, nomeadamente no que diz respeito ao direito a fazer manifestações, disse hoje a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

"Lamento informar que, desde o debate urgente do Conselho (dos Direitos Humanos) sobre a Bielorrússia, em setembro, não houve melhorias na situação dos direitos humanos no país. Pelo contrário, continuou a piorar nas últimas semanas, em particular no que diz respeito ao direito a manifestações pacíficas", afirmou Michele Bachelet, numa reunião do Conselho.

A Bielorrússia tem sido palco de grandes manifestações todas as semanas desde a reeleição - considerada fraudulenta – do Presidente, Alexander Lukashenko, em agosto.

A alta comissária da ONU observou que as penas impostas aos manifestantes "estão a tornar-se mais severas" e admitiu estar "muito preocupada com as violações [aos direitos humanos] causadas pela forma como as forças de segurança usam a força", que considera "desproporcional".

"Também temos diversos relatos confiáveis de pessoas espancadas pelas forças de segurança durante e após o seu transporte para esquadras de polícia ou centros de detenção. Se confirmados, esses incidentes equivalem a maus-tratos ou mesmo tortura", sublinhou.

A grande maioria dos intervenientes condenou veementemente a repressão na Bielorrússia, denunciando a violência policial e as eleições fraudulentas, acrescentou Michele Bachelet.

O representante da Rússia na ONU apoiou o regime bielorrusso, considerando que há dois pesos e duas medidas, nomeadamente em relação aos polícias franceses, que recentemente espancaram um homem negro -, mas sem mencionar que, ao contrário do que acontece na Bielorrússia, esses agentes estão a ser processados ??– e aos polícias dos Estados Unidos e aos da Ucrânia e Estados bálticos, acusados de violência no tratamento das minorias de língua russa.

"Os defensores dos direitos humanos são muito discretos em relação a tudo isto", acusou o embaixador Gennady Gatilov.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela