Secções
Entrar

O último frente a frente de Trump e Biden

23 de outubro de 2020 às 07:48

Debate entre os candidatos à Casa Branca foi mais calmo e contou com menos interrupções que o primeiro. Joe Biden falou num "inverno escuro" por causa da pandemia de Covid-19 e Donald Trump voltou a garantir: "temos uma vacina a chegar".

Depois de um aceso primeiro debate entre os candidatos à presidência norte-americana, com dezenas de interrupções, o último frente a frente entre Donald Trump e Joe Biden antes das eleições de 3 de novembro foi menos conflituoso. Com um botão de silenciamento a funcionar, e moderado pela jornalista da NBC News Kristen Welker - que Trump tinha chamado de "democrata radical de esquerda" -, o debate desta madrugada teve poucas interrupções e foi considerado pelos comentadores como mais aproximado dos debates políticos tradicionais nos Estados Unidos. Com a Covid-19 como primeiro tema da noite, Biden falou num "inverno escuro" por causa da pandemia e Trump voltou a garantir: "temos uma vacina a chegar".

"Estamos prestes a entrar num inverno escuro e ele não tem um plano claro", disse o candidato democrata em Nashville, Tennessee. "Não há perspetiva de que uma vacina estará disponível para a maioria do povo americano antes de meados do próximo ano", afirmou.

"Duzentos e vinte mil americanos mortos", disse Biden. "Qualquer pessoa que é responsável por tantas mortes não deve continuar a ser presidente", salientou, referindo que o país está a lidar com 70 mil doentes por dia.

Trump, que foi hospitalizado no início de outubro por Covid-19, defendeu a resposta da administração e enquadrou a crise como "uma pandemia mundial", apontando que a Europa está com um grande aumento de casos de infeção.

"Estamos a lutar em força", disse Donald Trump. "Temos uma vacina a chegar, está pronta e será anunciada dentro de semanas", afirmou. Questionado pela moderadora, o presidente escusou-se a dar pormenores sobre qual o laboratório que produzirá essa vacina, nem a garantir que será mesmo lançada em breve.

O que o presidente assegurou é que a pandemia "está a ir-se embora", algo que Joe Biden criticou, apontando que Trump "ainda não tem um plano compreensivo" e que a sua previsão para a vacina não é suportada pelas indicações dos cientistas.

"Aprender a viver com isto? Por favor. As pessoas estão a aprender a morrer com isto", disse Joe Biden, atacando o presidente pelo que considerou ser a falta de ação e a ausência de medidas que permitam às empresas e escolas "reabrirem em segurança".

Donald Trump, por seu lado, apontou que Joe Biden foi responsável pela resposta dos Estados Unidos à pandemia de H1N1 em 2009 e esta foi "um desastre total", que não originou grande mortalidade porque a doença era "menos letal".

"Não nos podemos fechar na cave", disse Trump, indicando que se Joe Biden for eleito vai "encerrar" o país todo. "A cura não pode ser pior que o problema em si", afirmou, dizendo que Nova Iorque é uma cidade fantasma e criticando a resposta dos estados democratas que ordenaram confinamento.

"Não tenho culpa de que isto tenha chegado cá, a culpa é da China", afirmou o presidente, que disse estar recuperado de Covid-19 e que aprendeu "bastante" depois de ter contraído a doença.

Segundo uma sondagem pós-debate da CNN, Joe Biden foi considerado vencedor pela maioria dos espetadores inquiridos, 53%, contra 39% que consideraram que Trump esteve melhor.

Norte-americanos queriam botão de silenciamento a funcionar mais no debate
Os eleitores norte-americanos consideraram hoje que o botão de silenciamento no debate entre candidatos presidenciais foi utilizado menos do que o necessário e destacaram a sugestão de inserir formas de verificação de factos imediatos no futuro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela