Secções
Entrar

Nove religiosos suspeitos de abuso sexual de menores em Itália

29 de janeiro de 2020 às 17:36

As acusações envolvem o fundador da organização religiosa de Prato, Giglio Gilioli, 73 anos, mais cinco padres, um frade e outros dois religiosos.

O Ministério Público de Prato, na região italiana da Toscana, abriu uma investigação contra nove religiosos da antiga comunidade Discípulos da Anunciação, suspeitos de cometeremabuso sexual contra menoresentre 2008 e 2016.

As acusações envolvem o fundador da organização religiosa de Prato, Giglio Gilioli, 73 anos, mais cinco padres, um frade e outros dois religiosos.

As alegadas vítimas do abuso seriam dois irmãos menores de idade na época em que frequentavam a comunidade, responsável por reunir vários jovens de várias partes do mundo que queriam tornar-se sacerdotes.

Os dois irmãos, confiados à comunidade pelos seus pais, denunciaram os factos como adultos.

Numa nota a Diocese de Prato explica que o inquérito teve início em junho de 2019, quando um rapaz relatou ter sofrido abuso sexual e psicológico na comunidade em questão.

Na ocasião, o bispo local, Franco Agostinelli, participou o caso à Congregação para a Doutrina da Fé.

Em dezembro o Vaticano dissolveu os Discípulos da Anunciação com base em "graves deficiências no que diz respeito ao carisma e ao desenvolvimento da vida religiosa na comunidade.

O bispo de Prato, Giovanni Nerbini, confirmou a investigação num comunicado de imprensa publicado no site da diocese, no qual encoraja a justiça italiana a esclarecer o caso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela