Secções
Entrar

Nicolas Sarkozy e a vida na prisão: "É difícil, muito difícil..."

Isabel Dantas 10 de novembro de 2025 às 10:20

Ex-presidente francês, de 70 anos, pode ser libertado esta segunda-feira.

Menos de um mês de ter dado entrada na prisão de La Santé, Nicolas Sarkozy . O caso está esta manhã a ser analisado por um tribunal de Paris e o ex-presidente francês já teve a oportunidade de se pronunciar, através de videoconferência, onde relatou as algumas das agruras da vida na prisão.
Sarkozy enfrenta acusações de financiamento ilícito de campanha pela Líbia Foto AP/Thibault Camus, Arquivo
"Quero que todos fiquem convencidos de uma coisa: nunca tive a ideia insana de pedir qualquer tipo de financiamento ao Sr. [Muammar] Gaddafi. Jamais confessarei algo que não fiz", declarou Sarcozy, citado pela BFMTV, aludindo depois às condições da detenção. "Respondi escrupulosamente a todas as intimações. Nunca imaginei aos 70 anos vivenciar a prisão. Essa provação foi-me imposta, já a vivi. É difícil, muito difícil..." "Amo meu país, a minha família está em França, luto para que a verdade prevaleça", continuou, prestando depois "homenagem" aos funcionários da prisão "que demonstraram uma humanidade excecional e tornaram este pesadelo suportável". Recorde-se que o Ministério Público solicita a libertação de Sarkozy sob supervisão judicial, com proibição de contacto com os outros arguidos e testemunhas. O advogado do ex-chefe de Estado também pediu  o regime de liberdade condicional como alternativa à prisão. A decisão do tribunal deve ser conhecida ao início da tarde de hoje. Sarkozy tornou-se em outubro o primeiro governante francês condenado a pena de prisão, , por alegadamente ter aceitado dinheiro da Líbia para financiar a sua campanha. Antes, já tinha sido condenado por corrupção, pena que cumpriu com pulseira eletrónica.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela