Secções
Entrar

Multidões na rua contra planos de Boris Johnson para Brexit sem acordo

31 de agosto de 2019 às 14:30

Primeiro-ministro decidiu suspender o parlamento britânico nos dois meses que antecedem o prazo de saída do Reino Unido da União Europeia. Os manifestantes reuniram-se perto do número 10 de Downing Street, no centro de Londres, e em Belfast, York e outras cidades.

Multidões estão a reunir-se, este sábado, em Londres e noutras grandes cidades para protestar contra a decisão do primeiro-ministro, Boris Johnson, de suspender o parlamento britânico no âmbito do período de dois meses que antecede o prazo do Brexit.

Os manifestantes reuniram-se perto do número 10 de Downing Street, no centro de Londres, e em Belfast, York e outras cidades para mostrarem a determinação de bloquearem um Brexit "sem acordo".

As multidões foram galvanizadas pela decisão de Johnson encerrar o parlamento por várias semanas quando se esperava um debate sobre os planos do ´Brexit´.

Em Londres, canta-se "Boris Johnson tem vergonha".

O seu plano tem também a oposição de alguns no parlamento, que planeavam introduzir legislação esta semana para prevenir uma saída desordenada da União Europeia.

O encerramento do parlamento por Johnson está também a ser alvo de três processos judiciais separados.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico avisou os deputados que travar o Brexit a 31 de outubro "causará danos duradouros à confiança das pessoas na política" e alegou que a ameaça de saída sem acordo facilita as negociações com Bruxelas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela