Secções
Entrar

Moscovo e Kiev iniciaram troca de prisioneiros de guerra

Lusa 09 de junho de 2025 às 13:57

Não se sabe quantos prisioneiros serão trocados.

A Rússia e a Ucrânia trocaram esta segunda-feira um grupo de prisioneiros de guerra com menos de 25 anos, no âmbito do acordo alcançado há uma semana nas conversações de Istambul, anunciou o Governo russo.

Russian Defense Ministry Press Service photo via AP

"Um primeiro grupo de militares russos com menos de 25 anos foi repatriado do território sob o controlo do regime de Kiev. Em troca, foi transferido o mesmo número de militares do exército ucraniano", disse o Ministério da Defesa da Rússia num comunicado.

O ministério não especificou o número de soldados trocados, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Kiev, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou o início da troca de prisioneiros e disse que a operação vai continuar nos próximos dias.

"A troca começou hoje e vai decorrer em várias fases nos próximos dias", explicou Zelensky nas redes sociais.

Zelensky disse que o processo era "bastante complexo" e que as negociações entre as duas partes prosseguiam "praticamente todos os dias".

Na segunda ronda de negociações na cidade turca de Istambul, a Rússia e a Ucrânia concordaram em trocar corpos de soldados e prisioneiros de guerra com menos de 25 anos, gravemente doentes ou feridos.

Durante o fim de semana e antes de confirmarem hoje o início da operação, as duas partes acusaram-se mutuamente de atrasar o cumprimento do compromisso alcançado em Istambul.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela