Secções
Entrar

Mortes violentas no Brasil recuaram 19% em 2019

14 de fevereiro de 2020 às 22:28

O levantamento considera o número de assassinatos, incluindo os crimes contra mulheres por causa do género, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

O Brasil registou uma queda de 19% nos crimes violentos em 2019, face ao ano anterior, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo portal de notícias G1, com base nos dados oficiais dos 27 estados do país.

O levantamento indicou que em todo o ano passado houve 41.635 assassinatos no país, contra 51.558 em 2018.

Foi o menor número de crimes violentos registado em toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, iniciada em 2007, que compilou os dados deste levantamento em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).

O levantamento considera o número de assassinatos, incluindo os crimes contra mulheres por causa do género, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, comentou o resultado da pesquisa, numa publicação na rede social Twitter.

"Queda recorde no número de assassinatos em 2019" no país, após crescimento de 2007 a 2017. 9.923 vítimas a menos do que em 2018. Parabéns a todas as forças de segurança federais, estaduais e municipais. Vamos trabalhar duro e juntos para melhorar", escreveu Moro.

Os dados também apontaram que embora o número de crimes violentos no país tenha recuado, no último trimestre do ano passado a queda não foi tão acentuada quanto nos meses anteriores, ficando em 11,8%.

Nove estados do Brasil registaram uma subida no número de assassinatos de outubro a dezembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela