Secções
Entrar

Morreu o violinista francês Didier Lockwood

19 de fevereiro de 2018 às 16:22

Considerado "um dos maiores nomes do jazz francês", o violinista morreu no domingo aos 62 anos em Paris.

O violinista francês Didier Lockwood, considerado "um dos maiores nomes do jazz francês", morreu no domingo aos 62 anos em Paris, em consequência de um ataque cardíaco, revelou a agênciaFrance Press.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Didier Lockwood, que nos anos 1980 chegou a tocar no Cascais Jazz, nasceu em Calais em 1956 e desde cedo se interessou pela improvisação, influenciado pelo irmão mais velho, pianista de jazz.

Com 17 anos integrou o grupo de rock progressivo francês Magma e entrou depois noutros projectos onde pôde conjugar diferentes estéticas, do jazz acústico ao de fusão, passando pela música clássica.

Com uma carreira que contou com cerca de 4.500 concertos e mais de 35 álbuns, duas óperas, peças sinfónicas e música para cinema, Didier Lockwood era "profundamente generoso e comunicativo", queria "fazer música sem fronteiras e sem 'a priori'", afirmou a ministra francesa da Cultura, Françoise Nyssen, àAFP.

O músico tinha acabado de gravar um álbum com a mulher, a soprano Patricia Petibon, e estava actualmente em digressão com o disco "Open doors", editado em Novembro passado, gravado com André Ceccarelli, Romain Antonio Farao e Darryl Hall.

A AFP recorda ainda que o trabalho de Didier Lockwood se estendia também à educação musical, uma vez que criou um método de aprendizagem de violino para jazz e fundou em 2001 o Centro de Música Didier Lockwood, em Dammarie-les-Lys, na região de Paris.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela