Secções
Entrar

Meta insta Austrália a reverter proibição do uso de redes sociais por menores

Lusa 12 de janeiro de 2026 às 09:52

Desde 10 de dezembro que o Facebook e o Instagram, cuja empresa-mãe é a Meta, bem como o YouTube, TikTok, Snapchat, Reddit, Kick, Twitch, Threads e X são obrigados a banir os utilizadores australianos com menos de 16 anos.

A tecnológica Meta apelou esta segunda-feira para que a Austrália reconsidere a sua proibição das redes sociais para menores de 16 anos, após ter informado que bloqueou mais de 544.000 contas ao abrigo da legislação.
Meta condenada a pagar 479 milhões de euros a meios de comunicação espanhóis por concorrência desleal AP
Desde 10 de dezembro que o Facebook e o Instagram, cuja empresa-mãe é a Meta, bem como o YouTube, TikTok, Snapchat, Reddit, Kick, Twitch, Threads e X são obrigados a banir os utilizadores australianos com menos de 16 anos. Estas empresas estão sujeitas a multas de 49,5 milhões de dólares australianos (cerca de 28 milhões de euros) se não tomarem "medidas razoáveis" para cumprir a lei. A Meta, empresa do bilionário Mark Zuckerberg, declarou ter eliminado 331.000 contas de menores no Instagram, 173.000 no Facebook e 40.000 no Threads durante a semana anterior a 11 de dezembro, e garantiu que pretende cumprir a lei. "Apelamos ao Governo australiano para que colabore de forma construtiva com a indústria, a fim de encontrar uma solução melhor, por exemplo, incentivando todo o setor a elevar o nível em matéria de segurança, proteção da privacidade e experiências 'online' adequadas à idade, em vez de impor proibições gerais", explicou a empresa em comunicado. Desta forma, a Meta voltou a solicitar que as plataformas sejam obrigadas a verificar a idade dos utilizadores e a obter o consentimento dos pais antes que menores de 16 anos possam fazer o 'download' de uma aplicação. A empresa considera que esta é a única forma de evitar que os adolescentes recorram a novas aplicações, menos regulamentadas, para contornar a proibição. Já o Governo australiano declarou responsabilizar as redes sociais pelos danos que causam aos jovens do país. "Plataformas como a Meta recolhem uma quantidade considerável de dados sobre os seus utilizadores para fins comerciais. Podem e devem usar essas informações para cumprir a legislação australiana e garantir que menores de 16 anos não estejam presentes nas suas plataformas", afirmou hoje um porta-voz do Governo, citado pela agência France Presse (AFP).
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima