Secções
Entrar

Martin Schulz sai da liderança do SPD para ser ministro

07 de fevereiro de 2018 às 17:58

O líder do Partido Social-Democrata abandona a liderança do partido para chefiar o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O líder do Partido Social-Democrata (SPD), Martin Schulz, antigo presidente do Parlamento Europeu, abandona a liderança do partido para chefiar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, segundo o Süddeutsche Zeitung e a Der Spiegel.

1 de 3
Foto: Michele Tantussi/Getty
Foto: Yves Herman/Reuters
Martin Schulz
Foto: REUTERS/Axel Schmidt

A pasta das Finanças irá para o presidente da câmara de Hamburgo, Olaf Scholz.

Segundo o acordo, a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel fica com a chancelaria e as pastas da Defesa, Economia e Energia, Saúde, Educação e Agricultura.

O acordo de governo concluído hoje na Alemanha atribui aos sociais-democratas do SPD as pastas das Finanças, há oito anos nas mãos dos conservadores, Negócios Estrangeiros, Trabalho, Família, Justiça e Ambiente, estipula o documento, citado pela imprensa alemã.

Esta repartição de pastas é mais favorável ao SPD do que a do anterior governo de "grande coligação" (2013-2017), ou "Groko", especialmente por obter agora as Finanças.

O acordo CDU/CSU-SPD vai ainda ser submetido à votação dos mais de 460.000 militantes sociais-democratas, processo que deverá levar semanas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela