Secções
Entrar

Maduro transfere gabinete da petrolífera Pvdsa de Lisboa para Moscovo

01 de março de 2019 às 12:02

Presidente da Venezuela ordenou a transferência do gabinete europeu da petrolífera estatal. "A Europa não garante o respeito pelos nossos ativos", disse a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a transferência do gabinete europeu da petrolífera estatal Pvdsa de Lisboa para Moscovo, para garantir a segurança dos ativos do país, anunciou esta sexta-feira a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez.

"A Europa não garante o respeito pelos nossos ativos", disse Delcy Rodriguez durante uma conferência de imprensa em Moscovo, na qual estava presente o chefe da diplomacia russo, Sergei Lavrov.

A vice-presidente acrescentou que os países capitalistas violaram as "suas próprias leis ao congelarem os bens da Venezuela que se encontravam em bancos ocidentais", considerando "roubo à mão armada" o que está a acontecer aos recursos financeiros da Venezuela.

Os Estados Unidos já aplicaram várias sanções económicas contra altos cargos do Governo de Nicolás Maduro e à empresa estatal Pdvsa, principal fonte de lucros em virtude da exportação de petróleo.

Washington já ameaçou também aplicar novas medidas contra países que estabeleçam negócios relacionados com a transação de ouro e petróleo da Venezuela.

Ao contrário, a Rússia rejeita "categoricamente" medidas de pressão através de sanções contra o Governo de Caracas e apela ao diálogo como única forma de solucionar a grave crise política em que se encontra a Venezuela.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela