Secções
Entrar

Líder talibã morto em ataque dos EUA

22 de maio de 2016 às 11:45

Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, assumiu que Akhtar Mansour tinha sido atacado por ser uma ameaça iminente para as tropas dos EUA e para os civis e as forças de segurança afegãs"

Os serviços secretos afegãos confirmaram, este domingo, que o mullah Akhtar Mansour, chefe dos talibãs afegãos, foi morto num ataque aéreo com drones das forças norte-americanas no Paquistão.  "O mullah Akthar Mansour foi vigiado durante um determinado tempo [...] até se tornar um alvo juntamente com outros guerreiros num veículo [...] e ser morto" no Paquistão, afirmou num comunicado a National Directorate of Security.

Esta é a primeira confirmação oficial da morte do mullah Mansur, que chefiava os talibãs afegãos desde o verão passado depois do anúncio da morte do mullah Omar, fundador do movimento islamita. A caminho de Myanmar, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, assumiu que Mansour tinha sido atacado por ser uma ameaça iminente para as tropas dos EUA e para os civis e as forças de segurança afegãs".

Washington tinha anunciado no sábado que os EUA tinham "provavelmente" matado num raid aéreo no Paquistão o líder dos talibãs afegãos. Na altura, o porta-voz do Pentágono Peter Cook confirmou a existência de um ataque que tinha como alvo Mansour, mas não confirmou o óbito. "Ainda estamos a avaliar os resultados do ataque e vamos disponibilizar mais informações assim que estiverem disponíveis", afirmara Peter Cook.

O ataque foi efectuado com vários drones (aviões não tripulados) das forças especiais norte-americanas numa zona remota na fronteira do Afeganistão com o Paquistão, a sudoeste da cidade de Ahmad Wal.

O mullah Akhtar Mansour tinha assumido oficialmente a liderança dos talibãs afegãos em Julho de 2015, tendo sucedido ao mullah Omar. Em Dezembro de 2015, fontes afegãs e paquistanesas tinham indicado que o mullah Mansour tinha ficado gravemente ferido ou mesmo morrido numa troca de tiros durante uma reunião de responsáveis talibãs no Paquistão. Posteriormente, a morte de Mansour foi desmentida pelo movimento islamita.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela