Secções
Entrar

Lava de vulcão nas Canárias já destruiu 350 edifícios

Lusa 23 de setembro de 2021 às 11:02

A lava vulcão Cumbre Vieja cobre agora mais de 166 hectares da ilha de La Palma, deslocando-se a uma velocidade de quatro metros por hora, com uma altitude de entre os oito e 15 metros.

A lava lançada pelo vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma (Canárias) cobre agora mais de 166 hectares e destruiu 350 edifícios, de acordo com os últimos dados do sistema europeu de observação da terra Copérnico.

Vulcão nas Canárias Reuters

A medição obtida na quarta-feira ao fim do dia mostra que a lava tinha coberto mais 14 hectares do que na medição anterior, realizada 36 horas antes, e tinha destruído mais 30 edifícios do que no dia anterior.

Por seu lado, o último relatório do Departamento de Segurança Interna (DHS) espanhol, emitido hoje às 08:00, reduziu ligeiramente essa estimativa para 150 hectares e 300 propriedades destruídas.

Esta última informação confirma que a atividade eruptiva continua, embora o vulcão tenha entrado numa zona de estabilidade e a velocidade a que a lava se desloca em direção à costa tenha abrandado.

O fluxo de lava mais ativo desloca-se a uma velocidade de quatro metros por hora e a altura da frente de avanço da língua de lava aumentou e situa-se agora entre oito e 15 metros.

A lava avançou apenas 14 hectares entre terça-feira de manhã e quarta-feira à tarde, um ritmo muito mais lento em comparação com os mais de 150 hectares de terra destruídos entre domingo, o dia da erupção, e terça-feira de manhã, segundo o sistema europeu de satélites Copérnico.

O Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan) informou esta manhã que a altura dos gazes vulcânicos está estimada em 4,1 quilómetros acima da boca do vulcão.

Os reis de Espanha visitam hoje a ilha de La Palma para mostrar o seu apoio e solidariedade com as pessoas afetadas pela erupção do vulcão.

Felipe VI e Letizia Ortiz serão acompanhados pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que regressa à ilha depois de voar diretamente da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Apesar desta situação nesta ilha de 85.000 habitantes, não houve mortos ou feridos a lamentar, mas os danos são enormes, acima de 400 milhões de euros, segundo as autoridades regionais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela