Secções
Entrar

Katia passa a tempestade tropical depois de tocar terra no México

09 de setembro de 2017 às 11:02

Ventos podem atingir até 70 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos


O furacão Katia, que perdeu intensidade e tocou terra na sexta-feira à noite no México, com categoria 1, converteu-se em tempestade tropical, com ventos até 70 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Pelas 01:00 de sexta-feira, hora local (07:00 em Lisboa), o furacão Katia avançava para o interior do México em direcção a sudoeste, numa velocidade de 13 quilómetros por hora, localizando-se a 175 quilómetros de Veracruz e a 220 quilómetros de Tampico.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos estima que o Katia sofra "um rápido enfraquecimento" e se dissipe ainda hoje.

Esperam-se, também, grandes chuvadas e acumulações de água a norte de Veracruz, a leste de Hidalgo e Puebla, e, de forma mais suave, a sul de Tamaulipas, a leste de San Luis de Potosí, a oeste de Hidalgo, a leste de Querétaro e a sul de Veracruz, isto até hoje à noite.

O furacão Katia é um dos três que se movem actualmente no Atlântico, tendo agora categoria mínima.

Além deste, continuam activos o furacão José, com a categoria 4 e o Irma, que tinha passado de 5 para 4, mas voltou à categoria máxima ao tocar terra em Cuba.

O Irma, o mais poderoso registado no Atlântico, causou pelo menos 19 mortos à passagem pelas Antilhas Menores e Porto Rico, e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint-Martin.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela