Secções
Entrar

Jornalista italiana Cecilia Sala libertada pelo Irão

Sofia Parissi 08 de janeiro de 2025 às 17:40

A jornalista italiana foi presa na capital do Irão, a 19 de dezembro. "O avião que leva Cecilia Sala de Teerão [capital do Irão] para casa está a voar", informou a primeira-ministra Giorgia Meloni esta manhã.

Cecilia Sala, de 29 anos, foi libertada pelo Irão e regressou a Itália, informou o governo italiano. "O avião que leva Cecilia Sala de Teerão [capital do Irão] para casa está a voar", informou a primeira-ministra Giorgia Meloni, numa publicação feita esta manhã na rede social X.

REUTERS

Sobre os motivos que levaram à libertação da jornalista, a chefe de Estado mencionou o "trabalho intenso nos canais diplomáticos e de informação (...)". "Quero expressar a minha gratidão a todos os que contribuíram para tornar possível o regresso de Cecilia, permitindo-lhe abraçar novamente a sua família e os seus colegas", acrescentou Meloni. De acordo com a agência Ansa, o voo em que Cecilia Sala viajou aterrou em Roma, em Itália, por volta das 15h30. 

"Estou orgulhoso dela", disse Renato Sala, pai de Cecilia. E acrescentou, em declarações à Ansa: "Só chorei três vezes na minha vida. Penso que o governo do nosso país fez um trabalho excecional..."

A jornalista italiana foi presa na capital do Irão, a 19 de dezembro, três dias depois do engenheiro iraniano Abedini Najafabadi ter sido detido no aeroporto de Milão, com um mandado de captura dos EUA. De acordo com a BBC News, o homem foi acusado de fornecer drones que foram alegadamente utilizados para matar militares norte-americanos.

O Irão referiu que a detenção de Cecilia Sala estava relacionada apenas com a "violação das leis da República Islâmica", no entanto, surgiram especulações de que os dois casos estivessem ligados. "Esses dois assuntos são completamente não relacionados", disse o porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros do Irão, Esmail Baghaei, citado pelo Iran International. E acrescentou: "Vários cidadãos iranianos são perseguidos e extraditados em certos países a pedido dos EUA, o que consideramos uma forma de tomada de reféns".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela