Secções
Entrar

João Lourenço garante que visita de António Costa a Angola acontecerá este ano

04 de julho de 2018 às 14:01

Chefe de estado angolano que a visita do primeiro-ministro português não está dependente do processo Manuel Vicente.

O presidente angolano, João Lourenço garantiu esta quarta-feira em Estrasburgo que a visita oficial do primeiro-ministro português, António Costa, a Angola acontecerá ainda este ano, e não está dependente do processo Manuel Vicente.

1 de 3
Foto: Getty Images
João lourenço
Foto: EFE / Fernando Villar

Em declarações aos jornalistas, após ter discursado no Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo, o Presidente de Angola assegurou que as relações com Portugal "estão boas" e que visitará o país "logo que estiverem criadas as condições".

"Sabe que as visitas a este nível, a nível de chefes de Estado, têm de ser preparadas com uma certa antecedência. Nós acordámos com as autoridades portuguesas que, antes da minha deslocação a Portugal, devo receber o primeiro-ministro português em Angola. Este processo está em curso, posso garantir que, de acordo com a agenda do próprio primeiro-ministro, António Costa, ainda este ano a visita vai acontecer", avançou.

Questionado sobre se a visita oficial de António Costa a Angola estaria condicionada pelo processo do ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, o chefe de Estado angolano afiançou que não. "Absolutamente não. Só depende do acerto de calendários. Não tem nada a ver com o processo Manuel Vicente", reforçou.

João Lourenço tornou-se, esta quarta-feira, o primeiro chefe de Estado angolano a discursar no Parlamento Europeu. Entre o final de Maio e início de Junho, João Lourenço efectuou visitas oficiais a França e Bélgica, tendo sido já recebido em Bruxelas pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela