Secções
Entrar

Irão não vai permitir "violação das fronteiras" do país

22 de setembro de 2019 às 09:26

Presidente iraniano, Hassan Rohani, indicou que a presença de forças estrangeiras aumenta insegurança na região do Golfo. EUA anunciaram o reforço militar para "proteger" Arábia Saudita.

O presidente iraniano afirmou este domingo que a presença de forças estrangeiras no Golfo "aumenta a insegurança" na região e na indústria do petróleo, depois de os Estados Unidos terem anunciado que vão enviar reforços militares para a região.

"O Irão não vai permitir que violem as suas fronteiras", afirmou Hassan Rohani na abertura de um desfile militar em Teerão, onde anunciou que o país vai apresentar à ONU, "nos próximos dias", um plano de cooperação para garantir a segurança "do Golfo Pérsico, do Estreito de Ormuz e do Mar de Omã".

O Pentágono anunciou na sexta-feira que os EUA vão enviar reforços militares para a região do Golfo, a pedido da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, em resposta a ataques a campos petrolíferos que Washington atribui ao Irão.

O secretário de Defesa, Mark Esper, disse que o ataque às instalações petrolíferas da Arábia Saudita, no passado dia 14, representa "uma escalada dramática da agressão iraniana", que justifica o reforço de forças militares naquela região do Golfo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela