Secções
Entrar

Irão: Kallas espera que UE designe hoje Guarda Revolucionária como organização terrorista

Lusa 29 de janeiro de 2026 às 07:53

Os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para decidir novas sanções à Rússia e aos responsáveis pela repressão no Irão, devendo também discutir a situação na Síria, Palestina e República Democrática do Congo.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, disse esta quinta-feira esperar que os Estados-membros cheguem a acordo para designar a Guarda Revolucionária como uma organização terrorista e anunciou que vão ser impostas novas sanções ao país.
Kaja Kallas critica plano de paz dos EUA para a Ucrânia, sem acordo do país e da UE AP Photo/Geert Vanden Wijngaert
“Vamos impor novas sanções e também espero que concordemos em designar a Guarda Revolucionária do Irão como organização terrorista. Isso faria com que ficassem em pé de igualdade com a Al Qaeda, o Hamas e o Estado Islâmico”, afirmou Kaja Kallas em declarações aos jornalistas à entrada para a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que se realiza hoje em Bruxelas. A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança defendeu que, “quando se age como terrorista, deve-se ser tratado como terrorista”, criticando o papel desempenhando pela Guarda Revolucionária no Irão, exército ideológico da República Islâmica, na repressão às manifestações no país no último mês. “O balanço de vítimas e os meios utilizados pelo regime são verdadeiramente aterradores. Por isso é que estamos a enviar a mensagem de que, quando se reprimem as pessoas, isso tem um preço e merece sanções”, afirmou. Questionada sobre como é que reage às preocupações que têm sido manifestadas por alguns Estados-membros de que a designação da Guarda Revolucionária como organização terrorista poderia dificultar o funcionamento das embaixadas europeias no Irão, Kaja Kallas disse que “esses riscos foram calculados”. “A nossa expectativa é que os canais diplomáticos se mantenham abertos, mesmo depois de designarmos a Guarda Revolucionária” como organização terrorista, disse. Sobre quais vão ser as sanções em concreto que vão ser impostas ao Irão, Kaja Kallas disse que a UE identificou “um conjunto de pessoas e entidades responsáveis pela violência contra os manifestantes”.
Nestas declarações aos jornalistas, Kaja Kallas foi ainda questionada se está preocupada com os relatos que indicam que os Estados Unidos terão dito à Ucrânia que só lhe darão garantias de segurança se ceder à Rússia todo o Donbass. A Alta Representante salientou que já “muitas concessões têm sido feitas pelo lado ucraniano”, considerando que isso está a “deixar a situação pouco clara, porque não é a Ucrânia que está a agredir ninguém, é a Rússia”. “Por isso deveríamos pôr mais pressão na Rússia para que se façam concessões do lado russo. É muito importante que demos garantias de segurança tangíveis à Ucrânia e também vamos falar sobre isso hoje”, referiu. Os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para decidir novas sanções à Rússia e aos responsáveis pela repressão no Irão, devendo também discutir a situação na Síria, Palestina e República Democrática do Congo. Os chefes das diplomacias vão também decidir se designam a Guarda Revolucionária do Irão, exército ideológico da República Islâmica, como organização terrorista, numa altura em que cada vez mais Estados-membros, como a França ou Itália, mudaram de posição e admitem agora dar esse passo, que requer a aprovação por unanimidade. De acordo com dados atualizados da organização não-governamental (ONG) Human Rights Activists News Agency (HRANA), 6.221 pessoas morreram durante os protestos, estando a ONG a investigar mais de 17.000 possíveis mortes, tendo estimado pelo menos 42.324 detenções. Teerão já advertiu para “consequências destrutivas” caso a UE avance com a classificação da Guarda Revolucionária como organização terrorista.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima