Secções
Entrar

Há "só uma solução" para a Coreia do Norte, diz Trump

08 de outubro de 2017 às 08:22

O Presidente norte-americano afirmou numa mensagem enigmática que "só uma solução resultará" com a Coreia do Norte, mas não disse qual

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou numa mensagem enigmática hoje publicada na rede social Twitter que "só uma solução resultará" com a Coreia do Norte, mas não disse qual, dois dias após outra declaração do género.

1 de 6
Foto: Reuters
Foto: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images
Foto: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images
Foto: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images
Foto: Olivier Douliery/Reuters
Rex Tillerson Trump
Foto: REUTERS/Joshua Roberts

"Os Presidentes e os seus Governos andam há 25 anos a falar da Coreia do Norte", escreveu Trump, acrescentando que "os acordos passados e as enormes quantias de dinheiro gastas não sortiram efeito".

"Os acordos foram violados antes mesmo de a tinta secar. Tenho muita pena, mas só uma coisa resultará", concluiu, sem fornecer mais pormenores.

Na quinta-feira, numa receção na Casa Branca, Trump disse outra frase evasiva, sem a explicar: "Talvez seja mesmo a calmaria antes da tempestade".

O chefe de Estado norte-americano acabara de participar numa reunião com os principais responsáveis militares do país para debater os assuntos sensíveis do momento, entre os quais o Irão e a Coreia do Norte.

Inquirido na sexta-feira pela imprensa sobre essa declaração, respondeu apenas: "Vocês vão ver".

"Como já disse em muitas ocasiões, o Presidente nunca anunciará antecipadamente" a sua estratégia, declarou hoje a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, em resposta a uma pergunta sobre o assunto.

Há uma semana, o secretário de Estado, Rex Tillerson, confirmou a existência de contactos entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

"Disse ao Rex Tillerson, o nosso maravilhoso secretário de Estado, que ele está a perder o seu tempo a negociar", reagiu rapidamente Donald Trump via Twitter.

"Poupa a tua energia, Rex, nós faremos o que temos de fazer", explicou, na altura.

Desde há vários meses que Trump e o dirigente norte-coreano, Kim Jong-Un, estão envolvidos numa escalada de violência verbal, tendo ambos já brandido contra o outro a ameaça de um ataque nuclear.

No seu primeiro grande discurso na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, em meados de setembro, o Presidente norte-americano ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte em caso de ataque inicial de Pyongyang.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela