Secções
Entrar

Guterres apela para ação contra alterações climáticas aos Emirados

30 de junho de 2019 às 20:16

"Não temos tempo a perder", afirmou o secretário geral da ONU numa cimeira que decorreu em Abu Dhabi, capital de um dos países mais ligados à produção de petróleo.

O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este domingo num dos países mais ligados à produção de petróleo, os Emirados Árabes Unidos, para que os governantes tomem ação imediata contra as alterações climáticas.

"Para mim, é claro que não temos tempo a perder. Infelizmente, ainda não é claro para todos os decisores que governam o nosso mundo", disse António Guterres numa cimeira que decorreu em Abu Dhabi.

O apelo foi o mesmo que tem feito: parar a construção de mais centrais elétricas a carvão até 2020, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 45% durante a próxima década e substituir as economias dependentes dos combustíveis fósseis por infraestruturas que usam eletricidade produzida com energias solar e eólica.

Guterres falou no faustoso Palácio dos Emirados, onde se realizava uma reunião preparatória da Cimeira de Ação Climática das Unidas, que Abu Dhabi acolhe em setembro próximo.

O discurso em Abu Dhabi acontece após encontros do secretário-geral português com o grupo dos países mais ricos, o G20, a quem também pediu para apressar tomada de medidas contra as alterações.

Estes países são responsáveis por 80% das emissões poluentes, incluindo os Estados Unidos, o único dos 20 que denunciou o acordo de Paris para reduzir o aumento da temperatura global.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela