Secções
Entrar

Guterres alerta para o perigo das alterações climáticas na mensagem de Ano Novo

30 de dezembro de 2019 às 07:28

Secretário-geral da ONU apelou ao "empenho ativo" dos jovens e aponta que as alterações climáticas "não são apenas um problema a longo prazo, mas um perigo claro e presente".

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje para o perigo das alterações climáticas na sua mensagem de Ano Novo e apelou ao "empenho ativo" dos jovens.

"As alterações climáticas não são apenas um problema a longo prazo, mas um perigo claro e presente", afirmou António Guterres na mensagem de Ano Novo das Nações Unidas, com duração de cerca um minuto e meio e transmitida através da Internet.

"Não podemos dar-nos ao luxo de ser a geração que ignorou esta realidade e comprometeu o futuro do planeta", continuou o antigo primeiro-ministro português.

Para o secretário-geral da ONU, os jovens são "a maior fonte de esperança" e o mundo precisa do seu "empenho ativo".

"Continuem a pensar em grande. Continuem a superar barreiras. E continuem a pressionar", incitou Guterres, para quem a nova geração "está na linha da frente da luta por um mundo melhor".

Em 2020, a ONU completa 75 anos e, a este propósito, vai lançar uma Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", o plano para uma "globalização justa", adiantou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela