Secções
Entrar

Grupo de extrema-direita do Parlamento Europeu expulsa alemão AfD 

Débora Calheiros Lourenço 23 de maio de 2024 às 16:48

As declarações de Maximilian Krah, cabeça de lista do partido para as europeias, onde afirmou que nem todas as pessoas que vestiram a farda das SS eram criminosas estão na origem da separação.

O grupo europeu Identidade e Democracia, onde estão incluídos os principais partidos de extrema-direita europeus, incluindo o Chega, decidiu expulsar o partido alemão Alternativa para a Alemanha (AfD) poucas semanas antes das eleições. 

REUTERS/Fabrizio Bensch

A decisão foi apresentada poucos dias depois de Maximilian Krah, cabeça de lista do partido para as europeias, ter dado uma entrevista a um jornal italiano onde afirmou que as pessoas que vestiram osuniformes das SS nazis "não eram todas criminosas".
  
Em comunicado o Identidade e Democracia defendeu que "não quer ser mais associado aos incidentes que envolvem Maximilian Krah".  

A saída da família política europeia não foi a única consequência da entrevista, Maximilian Krah teve mesmo de se afastar do conselho de liderança da AfD e prometeu não fazer mais aparições durante a campanha, apesar de se manter enquanto candidato.  

Os partidos de extrema-direita europeus estão neste momento divididos em dois grupos: o Identidade e Democracia e o Conservadores e Reformistas Europeus. O Reagrupamento Nacional, de Narine Le Pen, lidera o grupo Identidade e Democracia enquanto o Irmãos de Itália, da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, lidera os Conservadores e Reformistas Europeus.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela