Secções
Entrar

Governo português apela à não-violência em resposta a alegado golpe de Estado na Guiné-Bissau

Correio da Manhã 26 de novembro de 2025 às 15:52

Diplomacia portuguesa apelou a que se retome "a regularidade do funcionamento das instituições".

O Governo português apelou ao acalmar dos ânimos e à não-violência na Guiné-Bissau, após as movimentações das últimas horas que apontam no sentido de um possível golpe de Estado no país.
Eleições na Guiné-Bissau: eleitores escolhem Presidente e deputados da Assembleia Nacional Popular
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros instou os envolvidos a que "se abstenham de qualquer acto de violência institucional ou cívica", após os militares terem dito que tomaram "controlo total" do país e o atual presidente, Sissoco Embaló, ter afirmado que foi detido. A diplomacia portuguesa apelou ainda a que a que a tensão no país baixe, por forma a retomar "a regularidade do funcionamento das instituições" e a "finalizar o processo de apuramento e proclamação dos resultados eleitorais". O ministério disse ainda estar em "contacto permanente" com a embaixada portuguesa no país e a avaliar a situação dos cidadãos nacionais na Guiné-Bissau. As movimentações desta quarta-feira acontecem a poucas horas de ficarem conhecidos os resultados finais do ato eleitoral do último domingo, no qual quer o atual chefe de Estado, quer a sua oposição, Fernando Dias, reclamam vitória. Adversários de Embaló já vieram acusar o presidente de orquestar uma manobra para tentar suspender a contagem dos votos. Este, por seu turno, afirma que o chefe do Estado-Maior do Exército é responsável pelo golpe.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela