Secções
Entrar

Genro de Bin Laden condenado por terrorismo

28 de setembro de 2017 às 20:44

Um tribunal federal em Nova Iorque confirmou a condenação por terrorismo de Suleiman Abu Ghaith, genro de Osama Bin Laden, por conspiração destinada a matar cidadãos norte-americanos

Um tribunal federal em Nova Iorque confirmou esta quinta-feira a condenação por terrorismo de Suleiman Abu Ghaith, genro de Osama Bin Laden, por conspiração destinada a matar cidadãos norte-americanos e fornecer apoio material à Al-Qaida.

Na deliberação, o tribunal contrariou os argumentos dos advogados de Abu Ghaith, que consideravam não existirem provas suficientes, designadamente para provar uma conspiração destinada a matar cidadãos dos Estados Unidos.

A instância judicial assegurou existirem inúmeras provas de que Abu Ghaith, condenado a prisão perpétua em 2014, conhecia a existência de planos para atacar cidadãos norte-americanos e pretendia participar nessas ações.

O tribunal reiterou que o genro de Bin Laden, um clérigo do Kuwait, ofereceu os seus serviços à rede da Al-Qaida na qualidade de um académico religioso e orador, e pronunciou discursos em que incitou à morte de norte-americanos.

Abu Ghaith, um imã do Kuwait casado com uma filha do ex-lider da Al-Qaida, foi considerado culpado de terrorismo em março de 2014 e condenado a prisão perpétua em setembro seguinte pelo juiz federal Lewis Kaplan.

O genro de Bin Laden foi extraditado em 2013 após ser detido num voo entre a Turquia e a Jordânia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela