Secções
Entrar

França deteta variante do vírus da covid-19 identificada na África do Sul

31 de dezembro de 2020 às 17:29

Presença da variante do vírus foi confirmada num homem que regressou de uma estadia na África do Sul e que reside no leste da França, perto da fronteira com a Suíça.

O Ministério da Saúde francês anunciou hoje que detetou o primeiro caso no país de uma pessoa infetada com a variante do vírus covid-19 identificada em primeiro lugar na África do Sul.

De acordo com o Ministério da Saúde, a presença da variante do vírus foi confirmada na quarta-feira num homem que regressou de uma estadia na África do Sul e que reside no leste da França, perto da fronteira com a Suíça.

O homem, que desenvolveu sintomas associados à doença, foi testado na Suíça e, com o teste positivo, foi feita uma análise da sequência do vírus, que confirmou a variante 501.V2, identificada em primeiro lugar na África do Sul e que é a responsável pela maioria dos novos casos neste país africano, o mais afetado pela pandemia no continente.

A pessoa em causa, que já está agora curada, "isolou-se imediatamente em casa assim que os sintomas apareceram e não foram identificados contactos de risco", disse o ministério da Saúde francês num comunicado citado pela AFP.

Um primeiro caso da variante identificada no Reino Unido este mês foi confirmado em França a 25 de dezembro, em Tours, no centro do país, num francês que tinha chegado de Londres alguns dias antes.

As autoridades sanitárias garantem estar "mobilizadas para identificar cada paciente contaminado o mais cedo possível para isolá-los, isolar os seus contactos e testá-los, e assim evitar a propagação das variantes da SRA-CoV-2 no território nacional".

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCD) alertou esta semana para o risco "elevado" destas variantes imprimirem pressão nos sistemas de saúde e serem uma causa de morte mais elevada devido à sua maior contagiosidade.

Para cada pessoa que regresse do Reino Unido ou da África do Sul com resultados positivos no teste à Covid-19, as amostras devem ser sequenciadas para confirmar a eventual presença de uma variante do vírus, de acordo com os peritos.

A França registou nas últimas 24 horas 26.467 novos casos de covid-19, totalizando assim 2.600.498 os casos desde o início da pandemia, segundo divulgaram as autoridades francesas na mais recente atualização.

Ainda nas últimas 24 horas, morreram 304 pessoas devido ao novo coronavírus, elevando assim o número total de óbitos no país a 64.381 desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.806.072 mortos resultantes de mais de 82,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela