Secções
Entrar

França. Antes da entrevista de Macron, o caos nas ruas

Leonor Riso 21 de março de 2023 às 19:59

Presidente francês vai dirigir-se à população no dia 22 e garante que as reformas são para continuar. Manifestantes prometem não parar.

Centenas de pessoas estão a protestar esta terça-feira contra o plano do governo francês da reforma das pensões. Na quarta-feira, 22, Emmanuel Macron vai dar uma entrevista que marca a primeira vez que se dirige diretamente ao povo francês desde o início dos protestos.

1 de 5
Foto: REUTERS/Yves Herman
Foto: REUTERS/Yves Herman
Foto: REUTERS/Yves Herman
Foto: REUTERS/Yves Herman
Foto: REUTERS/Yves Herman

O presidente francês pretende dar uma entrevista para "acalmar as coisas" e planeia reformas para o resto do seu mandato, segundo disse uma fonte à Reuters.

Os manifestantes juntaram-se na Place de la Republique, em Paris.

"Não espero muito do discurso de Macron", lamentou o pensionista Jacques Borensztejn, ouvido pela agência noticiosa Reuters. "Quer ultrapasse o voto do parlamento ou não, quer haja voto de censura ou não, não queremos esta lei e lutaremos até que seja retirada."

A polícia francesa proibiu as manifestações, e os manifestantes têm incendiado caixotes do lixo e barricadas, ao passo que as autoridades recorrem a gás lacrimogéneo e recorrem à força.

O presidente francês quer continuar com as reformas, apesar de alguns do seu espetro político o terem aconselhado a abandonar os planos. Estes protestos são o mais sério desafio com que se confronta desde a revolta dos coletes amarelos, há cerca de quatro anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela