Secções
Entrar

Fico confia que UE vai pressionar Ucrânia para esta deixar passar o gás russo

Lusa 28 de janeiro de 2025 às 23:01

"Vamos continuar a pressionar a Ucrânia para que se dê conta de que tem a obrigação de transportar gás", disse o primeiro-ministro eslovaco no parlamento nacional.

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, confia que a União Europeia leve a Ucrânia a permitir de novo a passagem do gás russo pelo seu território, após terminar o contrato com a Gazprom em 1 de fevereiro.

REUTERS/Radovan Stoklasa/File Photo

Fico elogiou, na reunião desta terça-feira da comissão económica do Parlamento eslovaco, a declaração da Comissão Europeia de segunda-feira, segundo a qual vai continuar as negociações com a Ucrânia sobre o fornecimento de gás à Europa, com a Hungria e a Eslováquia incluídas.

"Vamos continuar a pressionar a Ucrânia para que se dê conta de que tem a obrigação de transportar gás", disse Fico no Parlamento eslovaco, informou oPravda.

Para o chefe do governo eslovaco, esta obrigação de Kiev está contemplada no acordo de associação da Ucrânia com a UE, subscrito em 2014. Fico reafirmou hoje que quer continuar a comprar gás à Federação Russa, o qual teria de chegar ao país pelo gasoduto Druzhba.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, indicou durante o fim de semana que estava disposto a deixar passar o gás do Azerbaijão, mas nunca da Federação Russa, para privar este Estado de recursos para financiar a sua invasão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela