Secções
Entrar

EUA retiram-se oficialmente do tratado de desarmamento nuclear com a Rússia

02 de agosto de 2019 às 10:51

Administração Trump acusou a Rússia de estar a desenvolver mísseis que não cumprem o que estava estabelecido no pacto, assinado durante a Guerra Fria.

Os EUA retiraram-se, esta sexta-feira, de forma oficial do Tratado de Armas Nucleares de Médio Alcance com a Rússia, que existia desde 1987. A informação foi tornada pública por elementos séniores da administração da Casa Branca, citados pela Sky News

Em fevereiro, os Estados Unidos começaram a retirar-se do tratado, acusando a Rússia de estar a desenvolver mísseis que não cumprem o que estava estabelecido no pacto.

Assinado em 1987 por Ronald Reagan e Mikhail Gorbachov, então Presidentes dos Estados Unidos e da antiga União Soviética, respetivamente, o tratado INF aboliu o recurso a um conjunto de mísseis de alcance (intermédio) entre os 500 e os 5 mil quilómetros e pôs fim à crise desencadeada na década de 1980 com a instalação dos SS-20 soviéticos, visando capitais ocidentais.

Em finais de outubro de 2018, o presidente norte-americano, Donald Trump, acusou a Rússia de não respeitar os termos do tratado e ameaçou então sair deste acordo histórico.

Após ultimatos, Washington acabaria por decidir sair do INF, afirmando que a Rússia tinha infringido as regras do tratado com o desenvolvimento de um novo sistema de mísseis: o novo míssil terrestre russo 9M729, capaz de transportar uma ogiva nuclear e com um alcance superior a 500 quilómetros. Em reação, Moscovo replicou e denunciou "acusações imaginárias" por parte dos Estados Unidos para justificar a saída do acordo.

Ainda antes de ser oficializada a decisão, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que, com o expirar do acordo, "o mundo vai perder um incalculável travão à guerra nuclear", acrescentando que tal decisão "vai incrementar e não reduzir" a ameaça sobre mísseis balísticos.

Guterres pediu aos dois países para "evitarem os desenvolvimentos destabilizadores" e para encontrarem o caminho para um novo pacto sobre o controlo de armamento.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela