Secções
Entrar

Encontrado "narcotúnel" que servia para transportar droga entre Ceuta e Marrocos

Luana Augusto 20 de fevereiro de 2025 às 12:55

A polícia espanhola encontrou um túnel dentro de um armazém de mármore, através do qual se transportavam vários quilos de haxixe. Foi descoberto com a ajuda de um drone e estava camuflado com um alçapão.

A Guarda Civil espanhola encontrou na quarta-feira, 19, um túnel secreto que ligava Ceuta a Marrocos durante uma operação contra o narcotráfico. A estrutura encontrava-se dentro de um armazém de mármore localizado na zona industrial de Polígono del Tarajal, em Ceuta, Espanha, a escassos metros da fronteira com o país vizinho. A polícia acredita que era utilizado por "várias organizações criminosas" para transportar estupefacientes sem que estes fossem localizados.

X/Guardia Civil

"Trata-se de uma construção estreita, de madeira que poderia ter sido utilizada para transportar droga", deu conta a Guarda Civil espanhola numa nota à imprensa. 

Ao que tudo indica, passaram por este túnel grandes quantidades de haxixe. De acordo com o jornal El País, a droga estaria a ser transportada de Marrocos para a Península Ibérica através de camiões e reboques que embarcavam em barcos. 

Com aproximadamente 12 metros de profundidade e localizado num armazém encerrado desde março de 2020, os criminosos terão utilizado maquinaria pesada para a construção do túnel. A entrada só terá sido descoberta graças à ajuda de um droneSustentado por madeira e equipado com iluminação, teria pelo menos, 50 metros de distância, segundo fontes próximas da investigação citadas pelo La Vanguardia, e o seu acesso estaria camuflado com um alçapão, acrescenta o El País.

X/Guardia Civil

A descoberta deu-se depois de em dezembro de 2023, a Guarda Civil ter intercetado no porto um camião que transportava 3 mil quilos de haxixe e que estaria prestes a partir en direção a Algeciras, Espanha. A descoberta faz, assim, parte da terceira fase da chamada operação Hades, que já levou a 14 detenções, incluindo as de dois guardas civis e do deputado na Assembleia de Ceuta, Mohamed Ali Duas. Acredita-se que os guardas civis estariam encarregados de facilitar o transporte da mercadoria. Uma das funções de um destes era mesmo vigiar um barco onde se transportavam veículos. Além disso foram apreendidos 6 mil quilos de haxixe, no momento em que as autoridades intercetaram três camiões.

A operação desenrolou-se ao longo de toda a manhã de quarta-feira e contou com agentes da Unidade Operacional Central, o Quartel-General do Serviço de Informação e o Centro Regional de Análise e Inteligência contra o Tráfico de Drogas, com sede em Sevilha, assim como os Grupos de Ação Rápida. Também participaram unidades da Zona da Andaluzia e o próprio Comando de Ceuta.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela