Embaixada dos EUA em Israel oferece plano de retirada voluntária para cidadãos americanos
Notícia surge após o escalar do conflito entre o Irão e Israel.
A embaixada dos Estados Unidos em Israel anunciou esta quarta-feira (18) um plano de evacuação voluntária para os americanos, devido ao escalar do conflito entre Israel e o Irão. Segundo o embaixador Mike Huckabee, a delegação "está a trabalhar em voos de evacuação e partidas de cruzeiros".
Para os cidadãos que queiram ter acesso a este plano, basta "inscreverem-se no Programa de Inscrição de Viajantes Inteligentes (STEP). A partir daí, a embaixada comunicará com os mesmos e organizará a sua saída.
"Aviso urgente! Cidadãos americanos que desejam deixar Israel: a embaixada dos EUA em Israel
está a trabalhar em voos de evacuação e partidas de cruzeiros. Devem inscrever-se no Programa de Inscrição de Viajantes Inteligentes (STEP)", escreveu Mike Huckabee na sua rede social X.
Esta notícia surge depois de o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, ter ameaçado diretamente os Estados Unidos, durante um discurso televisionado. "Os americanos devem saber que qualquer intervenção militar da sua parte implicará danos irreparáveis" disse o aitolá.
Anteriormente o presidente dos EUA, Donlad Trump, já havia colocado a hipótese de aniquilar Khamenei. "Sabemos exatamente onde está escondido o chamado líder supremo. Ele é um alvo fácil, mas não o vamos eliminar, pelo menos por enquanto", escreveu o republicano nas suas redes sociais.
A mesma ideia foi partilhada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que considerou que um ataque contra o aitolá "não vai fazer escalar o conflito, [mas sim] encerrar o conflito".
Edições do Dia
Boas leituras!