Secções
Entrar

Elon Musk crítica "grande e belo projeto de lei" de Trump 

Débora Calheiros Lourenço 28 de maio de 2025 às 17:44

O dono da Tesla descreveu a lei como um "projeto de lei de gastos massivos" que vão aumentar o déficit federal, o que "prejudica o trabalho" do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por si.  

Elon Musk criticou uma das peças centrais da agenda legislativa do presidente dos Estados Unidos, o que parece ser uma quebra na confiança dos dois parceiros que se aproximaram durante a campanha eleitoral e garantiram que iam remodelar, em conjunto, a política americana.  

Matt Rourke/ AP

Em causa está uma legislação que combina cortes de impostos e reforços da fiscalização migratória. Musk afirmou que estava "decepcionado" com o que o presidente considera o seu "grande e belo projeto de lei", em entrevista à CBS o dono da Tesla descreveu o projeto como um "projeto de lei de gastos massivos" que vão aumentar o défice federal, o que "prejudica o trabalho" do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por si.  

"Acho que uma fatura pode ser grande ou bonita, mas não sei se pode ser as duas coisas", afirmou Musk.  

A legislação proposta por Trump está a ser agora debatida no Senado. 

O dono da Tesla apoiou a candidatura de Donald Trump com pelo menos 250 milhões de dólares e trabalhou para o seu governo como consultor sénior. Os mais recentes comentários foram feitos numa altura em que Musk se está a preparar para se afastar do trabalho governamental e voltar a dedicar-se à Tesla e à SpaceX, Musk é ainda dono da rede social X e já referiu que pretende reduzir os seus gastos políticos uma vez que considera que já fez o suficiente. 

Anteriormente o multimilionário já prestou outras declarações em que deu a entender que não ficou satisfeito com o seu trabalho no DOGE, até porque ficou aquém da meta por si traçada de fazer cortes de um bilião de dólares. "A situação da burocracia federal é muito pior do que eu imaginava. Eu achava que havia problemas, mas certamente é uma batalha árdua tentar melhor as coisas em Washington DC, no mínimo", dissera ao The Washington Post. 

A relação entre Musk e Trump  

Trump e Musk já eram próximos antes de o republicado ter conseguido regressar à Casa Branca, mas depois disso parecem ter ficado ainda mais próximos.  

Nos últimos cinco meses o dono da Tesla referiu: "Quanto mais conheço o presidente Trump, mais gosto dele" e mais tarde reforçou "francamente, adoro-o". Trump retribuiu os elogios descrevendo-o como "um verdadeiro grande americano". 

A amizade entre os dois ficou também clara quando, depois das vendas da Tesla começarem a cair, Trump transformou a entrada da Casa Branca numa exposição de carros, deixando claro o seu apoio.  

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela