Secções
Entrar

Dois membros da Guarda Nacional em estado crítico após serem baleados junto à Casa Branca

Diogo Barreto 26 de novembro de 2025 às 20:07

Donald Trump não estava na residência oficial. Um suspeito foi detido.

Dois membros da Guarda Nacional foram baleados esta quarta-feira perto da Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos, avança o New York Times, citando a secretária da segurança interna, Kristi Noem. A polícia local deteve um suspeito. Os soldados encontram-se em estado crítico e o suspeito também está hospitalizado em estado grave.
Membros da Guarda Nacional baleados perto da Casa Branca; suspeito detido AP Photo/Mark Schiefelbein
O governador da Virgínia Ocidental chegou a indicar que os dois militares tinham falecido, mas pouco depois recuou nessa afirmação, alegando "informações contraditórias". O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não se encontra na residência oficial. "A Casa Branca está a par e a monitorizar a situação. O presidente foi informado, indicou a responsável pela comunicação Karoline Leavitt. "Por favor, evitem a área enquanto a Polícia Metropolitana e os nossos parceiros trabalham para garantir a segurança do local", escreveu a Polícia Metropolitana na rede social X. Segundo um oficial da polícia de Washington, existiu um incidente com um atirador na entrada da estação de metro Farragut West. O suspeito foi neutralizado, disse o oficial. Centenas de membros da Guarda Nacional do distrito de Columbia e de vários estados têm patrulhado a capital do país desde que Trump emitiu, em agosto, uma ordem de emergência para a capital, federalizando a força policial local e enviando a Guarda Nacional de oito estados e do distrito de Columbia. Nota: texto alterado pelas 22h10. Anteriormente lia-se que os dois membros da Guarda Nacional tinham morrido, citando o Governador da West Virginia. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela