Secções
Entrar

Dhlakama: Governo moçambicano anuncia funeral oficial

04 de maio de 2018 às 22:13

Porta-voz do Conselho de Ministros não avançou detalhes sobre a data nem o local das cerimónias fúnebres do líder da Renamo.

O Governo moçambicano anunciou esta sexta-feira a realização de um funeral oficial para o líder do maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, que que morreu na quinta-feira, vítima de doença.

"A decisão enquadra-se no âmbito do cumprimento da lei que aprova o Estatuto Especial do líder do segundo partido com assento parlamentar", declarou a porta-voz do Conselho de Ministros, Ana Comoana, após uma sessão extraordinária do órgão em Maputo.

Ana Comoana não avançou detalhes sobre a data nem o local das cerimónias fúnebres do líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

A porta-voz disse ainda que o Governo moçambicano vai nomear uma comissão para apoiar a família de Afonso Dhlakama, um grupo que será composto pelos ministros da Justiça, Isaque Chande, e das Obras Públicas, Carlos Bonete, bem como a vice-ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celmira Frederico Pena da Silva.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, decidiu adiar uma visita de trabalho à Noruega na sequência da morte do líder da Renamo, que morreu na quinta-feira, aos 65 anos, na Serra da Gorongosa, devido a complicações de saúde.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, referiu à Televisão de Moçambique (TVM) que foram feitas tentativas para levar Afonso Dhlakama, por via aérea, para receber assistência médica no estrangeiro, mas sem sucesso.

Fontes partidárias relataram à Lusa que um helicóptero já tinha aterrado nas imediações da residência, na Gorongosa, para levar Dhlakama para o hospital, quando este morreu.

O seu corpo encontra-se desde a madrugada de hoje na morgue do Hospital Central da cidade da Beira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela