Secções
Entrar

Covid-19: Reino Unido regista 532 mortes e prepara vacinação para dezembro

10 de novembro de 2020 às 19:23

Nos últimos sete dias registaram-se 2.520 mortes, uma média de 360 por dia, mais 34% do que nos sete dias anteriores. 

O Reino Unido registou 532 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas, um máximo desde meados de maio, e 20.412 novas infeções, informou o ministério da Saúde britânico, que planeia iniciar uma campanha de vacinação em dezembro.

Na segunda-feira tinham sido registadas 194 mortes por covid-19 e 21.350 novos casos de contágio pelo coronavírus que provoca a doença, valores mais baixos do que nos dias anteriores, embora os dados do fim de semana sejam frequentemente afetados pelo atraso no processamento.

Nos últimos sete dias registaram-se 2.520 mortes, uma média de 360 por dia, mais 34% do que nos sete dias anteriores. 

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 1.233.775 contágios confirmados e de 49.770 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

Porém, o balanço aumenta para 61.648 quando se incluem todos os casos cuja certidão de óbito refere contágio por covid-19.

Hoje, o ministro da Saúde, Matt Hancock, prometeu que o Reino Unido pretende estar pronto para iniciar um programa de vacinação em massa contra covid-19 a partir de dezembro se a vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech for confirmada segura. 

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech revelaram na segunda-feira que a vacina que desenvolveram contra o coronavírus mostrou uma eficácia superior a 90%.

"Se esta ou qualquer outra vacina for aprovada, estaremos prontos para iniciar um programa de vacinação em grande escala, primeiro para grupos prioritários, conforme recomendado pela Comissão Independente Conjunta de Vacinação e Imunização, e depois implementá-lo de forma mais ampla", disse o ministro no parlamento.

Os grupos prioritários serão os idosos e os trabalhadores da área da saúde e assistência social, enquanto que a vacinação de crianças não está contemplada porque têm menos risco de adoecer e a vacina não foi testada em menores.

"A logística é complexa, as incertezas são reais e a escala da tarefa enorme", admitiu, prometendo uma operação que pode implicar "trabalhar dias longos e fins de semana".

O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses, o suficiente para cerca de um terço da população, já que são necessárias duas doses cada.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela