Secções
Entrar

Portugal sobe 13 lugares entre os melhores sítios para se estar na pandemia

Jornal de Negócios , Bloomberg 26 de abril de 2021 às 20:35

De entre os 53 países que constam do ranking da Bloomberg de resiliência à covid-19, Portugal ocupa agora a 23.ª posição depois de subir 13 lugares face a março.

Todos os meses, a Bloomberg faz as contas para ter um panorama geral dos melhores e piores locais para se estar na era da covid-19. O chamado ranking de resiliência à covid, que tem em consideração 11 indicadores, incluindo o número de casos, óbitos, distribuição das vacinas e liberdade de circulação das pessoas, mostra que o vírus tem estado a ser gerido de forma mais eficaz. E em Portugal as melhorias são notáveis.

Portugal, que em janeiro estava na 42.ª posição, desceu para o 44.º posto em fevereiro, sendo por isso dos piores sítios onde se estar. Entretanto, melhorou em março, ao subir para a 36.ª posição e agora revela um cenário ainda mais risonho: com os dados disponíveis até 25 de abril, o país galgou 13 posições e ocupa agora o 23.º lugar do ranking.

A Bloomberg destaca que esta escalada de Portugal decorre numa altura em que o país está a flexibilizar gradualmente as suas medidas de distanciamento social, com escolas e mais lojas abertas – isto "depois de em janeiro ter enfrentado um dos piores surtos a nível mundial".

A Nova Zelândia, que esteve sempre a liderar a tabela, largou o lugar cimeiro e desceu para o segundo posto ao ser ultrapassada por Singapura – que subiu uma posição face ao mês passado.

A Austrália manteve-se como o terceiro melhor local para se estar nesta era pandémica. Seguem-se, no restante top 5, Israel e Taiwan.

 

A Bloomberg refere que se há uma lição a retirar de abril é a de que a vacinação, por si só, não está a ser suficiente para conter a pandemia.

 

Exemplo disso são os casos de França e do Chile, onde as pessoas têm bom acesso às vacinas, mas que caíram no ranking devido ao aumento do número de infeções por covid-19 – sobretudo devido a mutações do vírus.

 

E embora já tenham sido administradas a nível mundial mais de mil milhões de doses, as vacinas não estão a chegar em quantidade suficiente a países mais pobres, como a Índia – onde os novos casos de covid estão em níveis recorde.

 

Das 53 grandes economias do ranking [todas com um PIB superior a 200 mil milhões de dólares], o Brasil é o país que ocupa a pior posição.

 

A atualização do ranking da Bloomberg foi publicada no dia em que Portugal anunciou que não registou vítimas mortais relacionadas com a covid-19 em 24 horas, o que acontece pela primeira vez em sete meses.

 

Portugal regista 70,4 casos de covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias, o que representa um dos níveis mais reduzidos em toda a Europa.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela