Secções
Entrar

Covid-19: Noruega anuncia alívio de restrições a partir de 20 de abril

07 de abril de 2020 às 18:00

O calendário prevê, para essa data, a reabertura das creches e o levantamento da proibição de deslocações a casas de férias ou de fim de semana.

A Noruega anunciou, esta terça-feira, um alívio progressivo das restrições impostas para travar a propagação do novo coronavírus a partir de 20 de abril, começando pela reabertura das creches e o levantamento da proibição de deslocações para residências secundárias.

"Juntos conseguimos colocar o vírus sob controlo e podemos, em consequência, reabrir a sociedade pouco a pouco. Vamos fazê-lo juntos, de forma controlada e progressiva", declarou a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg.

O calendário de levantamento de algumas das medidas adotadas em março, anunciado pela primeira-ministra em conferência de imprensa, prevê para 20 de abril a reabertura das creches e o levantamento da proibição de deslocações a casas de férias ou de fim de semana.

Também a partir de 20 de abril, os consultórios de atividades como a fisioterapia ou a psicologia podem reabrir.

Numa segunda etapa, com início a 27 de abril, vão voltar a funcionar, parcialmente, os estabelecimentos escolares, incluindo universidades.

Também a partir de 27 de abril, podem reabrir cabeleireiros e clínicas de massagens e de tratamentos dermatológicos.

Mantêm-se em vigor a proibição de eventos culturais e desportivos, o fecho de fronteiras, as medidas de quarentena e auto-isolamento, o teletrabalho sempre que é possível, e o encerramento de restaurantes, cafés e bares.

Manifestando um "otimismo prudente", a primeira-ministra advertiu que este alívio das restrições "não significa ser-se mais imprudente" e que ele pode ser revertido caso os contágios voltem a aumentar.

A Noruega registou nos últimos dias uma redução dos novos contágios, que levou o ministro da Saúde, Bent Hoie, a afirmar na segunda-feira que a epidemia está "sob controlo" no país.

O ministro precisou que a taxa de propagação, definida pelo número de contágios por cada pessoa doente com covid-19, baixou para 0,7, que compara com uma taxa de 2,5 antes da adoção de medidas de contenção, em meados de março.

Segundo números oficiais de hoje, a Noruega regista 5.863 casos e 69 mortes.

Surgido em dezembro, na China, o vírus SARS-coV-2 já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de 73 mil das quais morreram.

O continente europeu, com mais de 696 mil infetados e 53 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela